Projeto Circo-Lona de Teatro Infantil no Paraná‏

 







O projeto é uma continuidade ao Projeto Circo-Lona de Teatro Infantil, já realizado no Paraná em 2011 com patrocínio da Artemis Transmissora de Energia através da Lei Rouanet (Pronac 114404), onde a Cia Tespis & Trapézios levou a quatro cidades do Oeste do Paraná (Nova Tebas, Nova Cantú, Roncador e Cruzmaltina - todas essas cidades de baixo IDH e de difícil acesso, - público alvo da Cia), oito apresentações (de 17 a 26/05/2011) com Show de malabares, vídeos, oficinas e o espetáculo intitulado "A Visita". O intuito da Cia, diante do número de público atingido 4.500 e o sucesso alcançado é agora o de estender o projeto a mais oito cidades com dezesseis apresentações em dois turnos. Esclarecemos que nosso contato direto e nossa parceria com estas oito cidades e mais dez, totalizando dezoito cidades no oeste do Paraná, vem desde 2008, ocasião em que a Cia levou as mesmas, o Projeto Mostra de Teatro Humanista, também patrocinada pela Artemis Transmissora de Energia em conjunto com a Lei Rouanet, sendo as referidas cidades escolhidas, indicadas pela Empresa Patrocinadora, passando assim a ser alvo da Cia por serem cidades muito carentes de movimentos culturais. Desde então a Cia vem batalhando, adaptando espetáculos para circulação, etc.., para continuar levando espetáculos a essa região.

Objetivos

Proporcionar a todos indiferente de classe social oferta de vida cultural, pois acreditamos que o nosso trabalho na sociedade não é somente educar, mas principalmente o de difundir uma cultura e preparar as crianças que serão nosso futuro para a criação de uma concepção cultural fazendo com que a palavra cultura seja inserida na sua ação cotidiana bem como o aspecto educacional em um programa cultural, onde o processo pedagógico faça parte das aulas de arte, auxiliando o crescimento pessoal destas crianças com mais criatividade, beleza e imaginação exercendo na sociedade a maior e mais importante tarefa que a arte pode e deve desempenhar na formação de um povo.

Queremos organizar e desenvolver ações conjuntas para consolidar e ampliar conquistas nessa área e avançar cada vez mais nas políticas de bem estar e de inclusão social;

Promover os avanços das tecnologias da informação, das ciências e das comunicações dos ganhos multidimensionais das artes e pelos fundamentais sensos de identidade e de mútua compreensão que são proporcionados pela cultura. Identificar novos espaços para uso do teatro justificando a necessidade de um sólido atendimento as comunidades de baixa renda.

Justificativa

Pretendemos contribuir para transformar ao menos um pouquinho a realidade das crianças destas cidades iniciando um processo crescente de valorização da vida através da arte, da convivência fraterna e da diversão saudável, pilares fundamentais da esperança no futuro e na construção continua e responsável de uma sociedade melhor.

Com isso possibilitando a abertura de novos horizontes de vida, criando um processo de autonomia e disseminação de iniciativas e vontades criadoras, estamos não só difundindo a arte como contribuindo para uma sociedade mais justa, induzindo a abertura de mercado e o intercambio de bens e serviços culturais brasileiros. Nosso objetivo é expandir o conhecimento, elevar padrões e promover a cooperação intelectual, o combate à exclusão social, as desigualdades e a falta de acesso as oportunidades, a fim de facilitar transformações sociais alinhadas segundo valores universais de justiça, liberdade e dignidade humana.

Acessibilidade

O mesmo será realizado através da articulação com os Setores de Cultura de cada cidade, onde contamos com apoio das Secretarias de Educação, com apoio das Prefeituras no sentido de fornecer ônibus para o pessoal da área Rural (grupo da terceira-idade) e APAE, sendo esta uma das exigências da contrapartida enviada às cidades, além do local com viabilização de acesso ao evento das pessoas portadoras de necessidades especiais.

Democratização

Com apresentações gratuitas pretendemos levar cultura e entretenimento à quatro cidades do Paraná, cidades de baixo IDH e de difícil acesso a cultura visando atingir não somente o público infantil mas a todas as idades como o pessoal da terceira idade, alunos da rede pública, pessoal da área rural, APAE e a comunidade local em geral uma vez que nosso projeto é gratuito possibilitando assim o acesso a todas as classes sociais independentemente de idade, credo, cor ou domicílio. Esclarecemos ainda que nosso projeto foi readaptado única e exclusivamente com o intuito de permitir o acesso à cultura e a diversão a esta camada da sociedade tão carente de

oportunidades as quais são nossa principal meta, cidades do Paraná, de baixo IDH e de difícil acesso a cultura.

SINOPSE



Baseado nos moldes do teatro d repertório, com três palhaços e números de malabáris, entre um momento e outro, do espetáculo – "A Visita-, que mostra as peripécias de Xito e Peteca para livrarem-se de duas visitas inconvenientes, finalizando com Workshop

Dois atores e uma história, o texto é da própria CIA, com um enredo clownesco a base da atuação é circense, onde o palhaço é o centro do espetáculo, com um roteiro baseado nos textos do antigo teatro de repertorio do velho circo-teatro.

- Xito e Peteca esperam duas visitas que vem para acabar com seus planos de férias, para se livrarem das visitas aprontam uma serie de confusões que no final depois de muitas situações atrapalhadas da certo. O texto é descompromissado e o conteúdo está na relação e na convivência entre os personagens, pois o palhaço age como um reflexo da sociedade ridicularizando a ação cotidiana dos seres humanos, a brincadeira, o riso e as trapalhadas dos palhaços é a essência deste espetáculo que é uma forma de se divertir como todo o espetáculo de circo.

No elenco o ator Milton Brum (Xito/Tio Onofre) e a atriz Cristina Koglin (Peteca/Tia Shaine) se dividem em quatro personagens para conduzirem o enredo. No final do espetáculo os atores conversam com a platéia como forma de resgate e divulgação da imagem do circo. Este espetáculo é uma pesquisa clownesca da companhia que já montou os infantis – A Receita Torta - Um Aniversário Muito Assombrado -, Peter Pan e agora A Visita.

Será oferecido após cada apresentação, workshop de malabáris, acrobacia, jogos teatrais e maquiagens fazendo com que as crianças participem diretamente reconhecendo o ofício e aprendendo basicamente as técnicas da profissão unindo o processo lúdico ao didático.

Ficha Técnica:

Direção e Criação: Milton Brum

Produção Executiva: Graça Sampaio

Elenco:

Milton Brum - Palhaço Xito e Tio Onofre

Cristina Koglin - Palhaça Peteca e Tia Shaine

Diego Raul Ayala – Palhaço Malabarista e cicerone

Graça Sampaio - Operadora de som/luz e projeção


JOSÉ MILTON BRUM OLIVEIRA – ATOR/Diretor e Idealizador do projeto

1990 - Espetáculo - Macário O Afortunado - com a Cia Face & Carretos - Direção Camilo de Lélis(17 prêmios, citado pela crítica como o 3
0 melhor espetáculo gaúcho do século) concorreu ao prêmio Açoriano de melhor ator Coadjuvante com o personagem O Diabo;

1991- Inauguração da Usina do Gasômetro em Porto Aegre/RS com o espetáculo A Cozinha da Feiticeira de Gueth com a Cia Face & Carretos-Direção: Camilo de Lelis

1991 - Com o espetáculo Sonho de uma Noite de Verão, concorreu ao prêmio de melhor ator pelos prêmios Quero-Quero (Classe Teatral/ RS) e Tibiqüéra (da Crítica Gaucha)

1993- Iniciou Pesquisas sobre a vida e obra de Charles Chaplin através de estudos e esquetes em bares de Florianópolis/SC e Porto Alegre/RS.

1995 a 1998 nas cidades de Florianópolis e Porto Alegre (1
a montagem do Espetáculo (monólogo) - O Vagabundo – Gravação de um Curta metragem sobre o personagem, Rosário, Argentina.

1995 - Participou como um dos atores principais (Luby) da Turma do Arrepio- Infantil da Rede Manchete, Cesar Sandoval;

2007 - Participou da TEIA de Cultura em São Paulo na mostra paralela, com o esquete - O Vagabundo - de Charles Chaplin e montou a 2
a versão do espetáculo com a atriz Cristina Koglin, usando recursos multimídia.

2008 com o Espetáculo - O Vagabundo – participou como convidado da TEIA de Cultura de Belo Horizonte /MG no Grande Teatro no Palácio das Artes;

2009 - Percorreu 18 Cidades do Paraná com a II Mostra Humanista de Teatro – com o espetáculo O Vagabundo, com oficinas, debates, mostra fotografia; através da Lei de Incentivo a Cultura e patrocínio da ARTEMIS

2009 - Idealizador, Diretor e Ator do Projeto Circo-Lona de Teatro Infantil, semana da criança, 05 a 12/10, Largo da Alfândega, Florianópolis/SC.

2011 – Circo-Lona de Teatro Infantil – Ed. Paraná – de 11 a 20 de outubro – Percorrendo 4 cidades, Nova Tebas, Nova Cantú, Roncador e Cruzmaltina

2012 – Diretor/Ator do Projeto "O Palhaço Leva a Mala e Nela o Mundo" aprovado pelo Edital do Fundo Municipal de Cultura, realização de 27 a 31/agosto (primeira etapa)

Professor de Circo na Comunidade Chico Mendes em Florianópolis/SC, através do Projeto Arte/ Educação nas Comunidades da Fundação Municipal de Cultura Franklim Cascaes de 2003 a 2011.

JOSÉ MILTON BRUM OLIVEIRA - TRABALHOS COMO DIRETOR



1995 e 2007 - Espetáculo Adulto: "O Vagabundo" – Texto: Charles Chaplin - Florianópolis e Porto Alegre

1994-Espetáculo infantil: Sapolândia Musical- texto: Lidia Monbeli da Fonseca

1998-Show Musical: Gran’Castro de Los Sacos, A Grande "M" do Milênio - Musica Textos e Direção: Milton Brum- São Borja/RS

2003- Espetáculo Infantil: Peter Pan,-Texto: James Matheu Barrie- Florianópolis/SC

2004- Espetáculo Infantil: "Um Aniversário muito Assombrado",-Texto: Milton Brum -Florianópolis/SC, 2004

2009- Espetáculo Infantil: "A Visita" –Texto: Milton Brum- Florianópolis


2012 – Diretor/Ator do Projeto "O Palhaço Leva a Mala e Nela o Mundo" aprovado pelo Edital do Fundo Municipal de Cultura, realização de 27 a 31/agosto (primeira etapa)

CRISTINA KOGLIN GOMES – ATRIZ – PALHAÇA PETECA


Teatro Adulto:



O Auto da Compadecida, Texto de Ariano Suassuna, Direção Waldir Gomes, RJ, 1974;

Medeia, Texto Eurípides, Direção Waldir Gomes, RJ, 1975;

Abajur Lilás, Texto Plínio Marcos, Direção Severo Cruz, Florianópolis, 1987;

O Contestado Texto e Direção Vicente Telles, Florianópolis, 1988;

I Mostra Humanista de Teatro, Florianópolis/SC; 2007,

II Mostra Humanista no Paraná, 2008/2009,

O Vagabundo, Obra de Charles Chaplin, Diretor Milton Brum, 2007 a 2010


Teatro Infantil:



O Urso Blaublau,Texto/Direção Sergio Cândido, Florianópolis, 1988;

O Balão Mágico, Texto/Direção Sergio Cândido, Florianópolis, 1989;

As Peripécias da Xuquinha, Texto/Direção Natal Fernandez,Florianópolis, 1998;

Quem Planta Colhe Texto/Direção Cristina Koglin,Florianópolis,1998;

Peter Pan, Direção Milton Brum, 2003, Florianópolis/SC;

Xito,Peteca e Tampinha em Um Aniversário Assombrado, Texto/Direção Milton Brum, Florianópolis 2004;

Projeto Circo-Lona de Teatro Infantil, com o espetáculo "A VISITA" Direção Milton Brum, Florianópolis/SC, de 05 a 12/10/2009 no Largo da Alfândega;

2011 - Circo-Lona de Teatro Infantil, Edição Paraná, percorrendo 4 cidades com o espetáculo "A Visita"


Filmografia:



1996 - Alva Paixão - Diretora Maria Emília;

1998 - O Corredor, Diretora Lolly Meneses

2004 - As Diversas Mortes de Adélia- Dietor Chico Caprario;

2005 - Road Movie, Diretora Claudia Cardenas;

2008 - Ângelo O Coveiro, Direção Marcos Martins;

2008 - 60 Anos de Praia, Direção Claudia Cardenas


Graça Sampaio

Produtora e Técnica de Luz/Som



Produtora de Eventos desde 2001 com a Cia. Tespis & Trapézios e Auxiliar de Produção na ATEA – Associação Eternos Aprendizes produzindo a Mostra Humanista de Teatro I e II, Patrocínio da Artemis via Lei Rouanet,

Circo-Ito Cultural, Espetáculos como – Eu, Pessoa e os outros Eus, do Ator Gaúcho Jairo Klein em Porto Alegre/RS,

O Vagabundo, do ator Milton Brum, Florianópolis/SC, Espetáculo Infantil Peter Pan, Teatro do TAC em Florianópolis/SC,

Produtora Executiva do Projeto "Circo-Lona de Teatro Infantil" na Semana da Criança, patrocinado pela Lei de Incentivo a Cultura e UNIMED-Grande Florianópolis,

Produtora Executiva no Projeto Circo-Lona de Teatro Infantil, Edição Paraná, Patrocínio da Artemis via Lei Rouanet, percorrendo 4 cidades de baixo IDH e difícil acesso, foco da Cia Tespis & Trapézios.

Produtora do Projeto "O Palhaço Leva a Mala e Nela o Mundo" aprovado no Edital de Circo do Fundo Municipal de Cultura a ser realizado em final de agosto...

Trabalha desde 2003 também como técnica de Luz/Som (curso no TAC/Florianópolis em 2004 com Daniel Falcão) em espetáculos e projetos da Tespis & Trapézios como: "O Vagabundo" de Charles Chaplin, Teatro do TAC, Florianópolis/SC

Espetáculo Infantil "Um aniversário muito Assombrado", Teatro da UBRO, Florianópolis/SC

Espetáculo Infantil "A Receita Torta", Projeto "Trabalho Infantil NÃO", do projeto PETI – (Programa de Erradicação do trabalho Infantil em Florianópolis), Espetáculo "A Visita"


Diego Raul Ayala Cameratta

Malabarista/Palhaço Mixirica



Malabarista com mais de 10 anos de experiência, Malabares com claves, bolinhas e malabares de fogo.

Participação na 8

a Convenção Brasileira de Malabáris e Circo (2007-Paranapiacaba/SP),

Participação na 9
a Convenção Brasileira de Malabáris e Circo (2008, Curitiba/PR) e em diversos encontros artísticos regionais no Brasil e no Uruguay.

Em 2005 participou da turnê do artista Luigi Mangini por cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina como malabarista de fogo.

Em 2008 participação na 44a Semana da Cerveja na cidade de Paysandu-Uruguai

2008 - Participação no evento musical Lupaluna em Curitiba/PR.


2009 – Malabarista no Projeto Circo-Lona de Teatro Infantil da Tespis & Trapézios, Patrocínio UNIMED semana da criança, 05 a 12/10, Largo da Alfândega, Florianópolis/SC.

2011 – Ator e Malabarista no Projeto Circo-Lona de Teatro Infantil – Ed. Paraná da Tespis & Trapezios, de 11 a 20 de outubro – Patrocínio Lei Rouanet, Percorrendo 4 cidades, Nova Tebas, Nova Cantú, Roncador e Cruzmaltina

Trabalhos em festas e eventos e com várias Cias.(Circo de Bolso, Circusfever, Arte & Circo) e Uruguayas ( El Quincho Circo, Imagina Teatro), D&D Malabares, Tespis &Trapezios Produções Artísticas.