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Cinco pessoas entraram com uma ação contra o Facebook em 2011, afirmando que o programa da rede social "histórias patrocinadas" informava os amigos dos usuários quando estes utilizavam a opção "curtir" para determinadas marcas sem pagá-los ou permitir que eles desabilitassem esse mecanismo.
As "histórias patrocinadas" são anúncios que aparecem na página de notícias dos usuários do Facebook e normalmente estão ligados ao nome e à foto do perfil de um dos amigos, que "curte" a marca.
Sob os termos do acordo, o Facebook pagará os US$ 20 milhões de dólares para compensar os demandantes, e prometeu dar aos usuários mais controle sobre como seu conteúdo é compartilhado --mudanças que os advogados dos demandantes avaliam em US$ 145 milhões.O caso levantou preocupações sobre privacidade e a forma como o Facebook monetiza conteúdo dos usuários.
O Facebook cobrou dos anunciantes aproximadamente US$ 234 milhões pelas "histórias patrocinadas" entre janeiro de 2011 e agosto de 2012, afirmam dados do processo.
Advogados de defesa dos direitos das crianças argumentaram que nenhum menor pode ter seu conteúdo compartilhado com anunciantes.
Mas na decisão desta segunda-feira, o juiz do distrito de San Francisco Richard Seeborg escreveu que o acordo "apesar de não incorporar todas as funções que alguns dos opositores prefeririam, possui valor significativo".
Representantes do Facebook e dos demandantes não foram encontrados para comentar o caso.