CORRUPÇÃO - Roberto Requião é citado pelo delator Sérgio Machado Ele revelou um esquema de corrupção que supostamente beneficiou cerca de 20 político; e cita Requião em um esquema envolvendo a JBS

Em delação premiada, que teve trechos em vídeo divulgados nesta quinta-feira (16 de junho), o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado citou mais de 20 políticos que, segundo ele, receberam propina desviada do esquema de corrupção na Petrobras. O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, retirou o sigilo do documento. O depoente também disse que ouviu relatos de que o grupo JBS iria fazer, em 2014, uma doação de R$ 40 milhões ao PMDB, a pedido do PT, para abastecer a campanha do partido ao Senado e citou quem seriam os beneficiados: “Doação de 40 milhões, senador Renan Calheiros, Jader Barbalho, Romero Jucá, Eunício Oliveira, Vital do Rego, Eduardo Braga, Edison Lobão, Valdir Raupp, Requião e outros” revelou Machado. Na prestação de contas da campanha de Requião ao Governo do Paraná em 2014, aparecem três doações feitas pela JBS, totalizando R$ 2,4 milhões. A primeira, de R$ 500 mil, foi realizada através da direção nacional do PMDB; a segunda, de R$ 400 mil, por meio da campanha de Michel Temer à vice-presidência; e a última, de R$ 1,5 milhão, foi repassada diretamente pela JBS.. A assessoria do senador Roberto Requião declarou que os gastos para a campanha ao governo do Paraná em 2014 foram declarados e as contas já foram aprovadas pela Justiça Eleitoral do estado. Sérgio Machado disse que montou uma espécie de fundo de distribuição da propina. E a maior parte era entregue em dinheiro vivo. Sérgio Machado contou aos procuradores porque, depois de uma vida inteira na política, resolveu abrir o jogo. “Meu objetivo com isso, excelência, é porque eu envolvi meus filhos, que não tinham nada que estar sendo envolvidos. Toda a ação foi minha. Então, não seria justo, nem eu teria paz na minha consciência, se eu assim não procedesse. E esse foi a razão fundamental”. O esquema que ele descreveu parecia uma máquina de corrupção.