Dez presos da Lava Jato devem fazer exame no IML nesta quarta-feira

Dez presos da 26ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada na terça-feira (23), devem fazer exame de corpo de delito no Instituto Médico-Legal (IML), em Curitiba, na manhã desta quarta-feira (23). A ação, que mira a Odebrecht, é considerada uma das maiores já realizadas no âmbito da Lava Jato e foi batizada de 'Xepa'.
Os detentos chegaram à capital paranaense no início da noite de terça. O exame no IML é um procedimento padrão após a prisão.
O executivo da Odebrech Luiz Eduardo da Rocha Soares também teve um mandado de prisão preventiva expedido e é considerado foragido pela polícia. Ele estaria nos Estados Unidos.
Outros dois presos na atual fase devem chegar ao Paraná nesta quarta. A PF não informou o horário. São eles: Antônio Claudio Albernaz Cordeiro, detido em Porto Alegre, e Sérgio Luiz Neves, detido em Minas Gerais.
Os presos que farão o exame no IML pela manhã são: Hilberto Mascarenhas Alves da Silva Filho, Olivio Rodrigues Júnior, Marcelo Rodrigues, Antônio Pessoa de Souza Couto, Isaias Ubiraci Chaves Santos, João Alberto Lovera, Paul Elie Altit, Roberto Prisco Paraíso Ramos, Rodrigo Costa Melo e Alvaro José Galliez Novis. Eles devem sair da PF para a realização do exame por volta das 10h.
A Odebrecht informou, em nota, que "a empresa tem prestado todo o auxílio nas investigações em curso, colaborando com os esclarecimentos necessários".
Investigações
A operação teve 108 mandados expedidos e foi deflagrada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí, Minas Gerais, Pernambuco e no Distrito Federal. A Odebrecht, uma das maiores empreiteiras do país, foi alvo da ação.
Em entrevista coletiva na manhã de terça (23), a força-tarefa da Lava Jato revelou que aOdebrecht tinha uma estrutura profissional de pagamento de propina em dinheiro no Brasil.
A empresa, ainda conforme a investigação, tinha funcionários dedicados a uma espécie de contabilidade paralela que visava pagamentos ilícitos. A área era chamada de "Setor de Operações Estruturadas".