Padre de 80 anos morre de infarto após bênção em igreja de Porto Alegre

Padre José Werle morreu enquanto celebrava missa (Foto: Divulgação/Cúria Metropolitana)Padre José Werle morreu enquanto celebrava missa
Um padre morreu na noite de domingo (25) ao final de um missa da Igreja Sagrado Coração de Jesus, no bairro Tristeza, Zona Sul de Porto Alegre. José Werle, de 80 anos, estava na paróquia desde a sua inauguração, há 33 anos. Conforme a Cúria Metropolitana, a morte ocorreu após a distribuição da hóstia, quando ele levantou as mãos e disse "oremos". Em seguida, caiu ao chão devido a um infarto fulminante. Havia cerca de 130 pessoas assistindo à missa. 

A jornalista e revisora de textos Vanessa Reis Fernandes, 29 anos, estava ajoelhada quando o padre caiu, mas sua sogra estava de pé e viu o ocorreu. "Ela me contou que ele começou a olhar para cima, inclinando cada vez mais a cabeça para trás. Depois caiu para o chão", conta Vanessa.
Três médicos e uma enfermeira correram até o altar para prestar socorro ao padre. Entre eles estava a sogra de Vanessa, que é enfermeira. Já a jornalista saiu da igreja para acionar o Samu. "O grupo que foi até o altar fez massagem cardíaca nele por cerca de 10 minutos, até a chegada do Samu." Neste meio tempo, quem estava com crianças deixou a paróquia.

Os médicos do Samu aplicaram soro e medicação específica para infarto. Também fizeram cerca de 30 minutos de massagem cardíaca. Entretanto, o padre não respondeu. Logo depois de  constatada a morte, os fiéis começaram a fazer o velório do padre, após ter sido colocado em cima de um colchão.