Contra ‘pacotaço’, servidores do Detran-PR retomam greve suspensa


Os servidores do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) retomaram, nesta quarta-feira (18), a greve da categoria que havia sido suspensa em dezembro de 2014. Os trabalhadores decidiram se unir aos professores e funcionários estaduais contra o “pacotaço” do governo estadual. O atendimento nesta quarta será realizado das 12h às 14h.
O pacote de medidas de austeridade apresentado pelo governador Beto Richa (PSDB) foi retirado para revisão da pauta de votações da Assembleia Legislativa na quinta-feira (12), após servidores em greve invadirem o pátio da Casa. Não há previsão de retomada das discussões.
Dos 900 funcionários do orgão, cerca de 80% devem aderir à paralisação, segundo o Sindicato dos Servidores do Detran-PR (Sisdep). Com a deflagração da nova greve, por tempo indeterminado, apenas os serviços considerados essenciais serão oferecidos à população paranaense.
São eles: a liberação de veículos apreendidos, o registro de veículos que façam atendimento de urgência e emergência (viaturas policiais e ambulâncias), recebimento e devolução de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa, bem como a realização de exames práticos para processo de primeira habitação que vencerão em 30 dias.
O sindicato disse que os serviços de registro de veículo novo e renovação de CNH vencida há mais de 30 dias não foram considerados essenciais, porque os processos podem ser realizados por meio de despachantes e via internet.