Bombeiros e Defesa Civil fazem alerta sobre queimadas no Paraná

Pessoas autuadas podem ter que pagar multas (Foto: Divulgação/IAP)Pessoas autuadas podem ter que pagar multas
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do Paraná emitiram, nesta quinta-feira (7), um alerta para todo o estado sobre possíveis incêndios ambientais. De acordo com as instituições, a baixa umidade do ar, associada aos ventos fortes registrados nos últimos dias em algumas cidades, podem ajudar na propagação das chamas, tanto em áreas rurais e florestas como em espaços urbanos.
Nos primeiros sete dias de agosto, o Corpo de Bombeiros registrou 257 casos de incêndios pelo estado, que atingiram uma área total de 54 hectares. O número é bem menor que o registrado no mesmo período de 2013, quando houve 829 incêndios. Porém, as instituições ainda consideram altos os dados. A Defesa Civil explica que 2013 foi um ano atípico, já que a ocorrência de neve acabou deixando a vegetação mais seca e propensa a inflamar.
De acordo com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), quem efetuar queimadas deve pedir uma autorização especial do órgão de defesa do meio-ambiente, além de cuidar para que haja controle sobre o fogo. Quem desrespeitar as normas, além dos eventuais prejuízos que pode ter com as chamas descontroladas, estará sujeito a responder por crime ambiental, sobretudo em casos de incêndios em unidades de conservação. As pessoas autuadas também podem ter que pagar multas, que variam de acordo com a área atingida pelo fogo.