Palestinos se mobilizam em Foz do Iguaçu por paz na Faixa de Gaza

Um grupo de representantes da comunidade árabe que vive na tríplice fronteira entre o Brasil,Paraguai e Argentina se mobilizou na manhã deste sábado (19) no Centro de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, para pedir paz no Oriente Médio. Com cartazes e faixas, também fizeram uma passeata pelas principais ruas da cidade. A região concentra ao menos 200 descendentes e imigrantes palestinos. A ofensiva israelense contra a Faixa de Gaza que teve início no dia 8 de julho já causou a morte de cerca de 330 palestinos.
Parte dos palestinos que vivem em Foz do Iguaçu e Ciudad del Este (PY) tem parentes na região dos bombardeios e acompanham diariamente a situação por meio dos noticiários e da internet. “Os bombardeios estão afetando mais da metade da população da Palestina, que já está sem comida, sem água e sem luz. As pessoas precisam saber o que está acontecendo lá”, comentou o porta-voz da comunidade palestina na fronteira, Nasser Hassan.
O conflito
A escalada de violência retomada no início de junho entre Israel e palestinos é o terceiro conflito do tipo desde a tomada da Faixa de Gaza pelo grupo islâmico Hamas, em 2007. As raízes do confronto são antigas e, ao longo dos anos, ambos os lados foram ampliando as demandas para uma paz definitiva.
Grupo de imigrantes e descentendes palestinos que vivem na fronteira se reuniram no Centro de Foz do Iguaçu para o ato de repúdio contra a ofensiva israelense (Foto: Izabelle Ferrari / RPCTV)Grupo de imigrantes e descentendes palestinos que vivem na fronteira se reuniu no Centro de Foz do Iguaçu para o ato de repúdio contra a ofensiva israelense