ALEGRIA
"O temos do Senhor é glória e honra, alegria e coroa de júbilo. O temor do Senhor alegra o coração, dá contentamento, gozo e vida longa." (Eclo 1, 9-10)
A Bíblia nos ensina que o temor é algo que faz tremer e, ao mesmo tempo, fascina e arrasta o ser humano para Deus. Assim como o Novo Testamento se caracteriza como lei do amor, o Antigo Testamento se caracteriza pela lei do temor.
Se o temor representa no Antigo Testamento um valor importante, a lei do amor já tem nele suas raízes. Temor e amor se correspondem real, embora diversamente. Temor e amor trazem segurança e alegria.
Senhor, o temor bíblico equivale, não a medo, mas à confiança. Quem teme, confia. Quem confia, se entrega. Liberta-me do medo das contrariedades da vida. Dá-me segurança e alegria.
A paz de Jesus


