Taxistas e motoristas do Uber se envolvem em conflitos em SP e no Rio

29/01/2016 03h58 - Atualizado em 29/01/2016 08h41

Taxistas e motoristas do Uber se envolvem em conflitos em SP e no Rio

Capital paulista teve confronto em frente ao hotel Unique, na Zona Sul.
No Rio, carros foram danificados em posto na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Do G1, em SP
Taxistas e motoristas do aplicativo Uber, serviço de transporte privado via smartphones, entraram em conflito nas duas maiores cidades do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, entre a noite desta quinta (28) e a madrugada desta sexta-feira (29).
Na capital paulista, a confusão ocorreu em frente ao hotel Unique, na Zona Sul, onde acontecia o baile de Carnaval da revista "Vogue". Taxistas tentaram barrar motoristas do Uber em frente ao hotel e houve confronto com policiais.
Luís Aguiar, diretor do Simtetaxi-SP (Sindicato dos Motoristas nas Empresas de Táxi no Estado de São Paulo), diz que foi feito um ofício para que a Prefeitura fiscalizasse o evento - o que não ocorreu. "O DTP [Departamento de Transporte Público] não mandou fiscalização, então a categoria começou a agir com as próprias maneiras dela."
Pelo menos dois carros foram danificados, segundo a PM - um Toyota Corolla de um motorista do Uber e um carro preto que não era do serviço, mas trafegava pelo local e foi atingido pelos taxistas.
Os ânimos ficaram exaltados das 23h até as 3h30, segundo a polícia, que foi chamada para intervir. Os taxistas chegaram a bloquear a avenida Brigadeiro Luís Antônio, em frente ao hotel, nos dois sentidos.
Um agente da CET relatou para PM que foi flagrado e agredido. Um fotógrafo que registrou a agressão do marronzinho também foi agredido pelos taxistas.
O Uber disse que repudia qualquer tipo de violência. A CET informou que chegou ao local por volta da 1h30 e não encontrou confusão.
Em nota, a Simtetaxis (Sindicato dos Motoristas nas Empresas de Táxi no Estado de SP), que participou da manifestação, disse que repudia a violência e acusa o poder público de se omitir sobre a questão.