Ondas do mar invadem calçada e atingem casas na praia de Matinhos

A ressaca que atingiu a praia de Matinhos, no litoral do Paraná, nesta segunda-feira (14), deixou moradores e comerciantes da beira-mar em estado de alerta. O surfista Péricles Dimitri registrou imagens da água invadindo a calçada e atingindo a fachada de um restaurante que fica em frente à praia.
“Faz alguns anos que não enchia tanto, uns quatro ou cinco anos. O mar começou a encher por volta das 11h, e as imagens foram feitas às 14h, no período mais alto”, contou Dimitri, cuja família é dona do restaurante que aparece nas imagens. “Não chegou a dar prejuízo, mas a calçada rachou, era muita força. Quando vinha uma onda intermediária, ela fazia nível com a calçada, e a onda grande que vinha atrás quebrando em cima da calçada, explodia no muro”, relatou.
Segundo Dimitri, a expectativa dos moradores é de que durante a madrugada a ressaca volte elevar a maré. “Estamos providenciando sacos de areia, de farinha, para colocar nos tampões e reforçar. Estamos nos prevenindo”, garantiu.
 Segundo os bombeiros, a ressaca atingiu a região central da praia de Matinhos, mas não foi registrada nenhuma ocorrência ou prejuízo. Segundo o instituto meteorológico Simepar, o avanço de um ciclone em alto mar, e a chegada de um sistema de ar frio vindo do sul provocaram a ressaca.