Justiça determina interdição da cadeia pública de Toledo, no Paraná

Justiça considera cadeia sem condições de segurança nem higiene (Foto: Reprodução/RPCTV Cascavel)Justiça determinou que celas sejam esvaziadas e presos
levados para outras unidades 
A Justiça de Toledo, no oeste doParaná, determinou nesta terça-feira (15) a interdição da cadeia pública da cidade. A decisão da juíza Denise Terezinha Correa de Melo Krueger, da 2ª Vara de Fazenda Pública, cobra a remoção de todos os presos - definitivos e provisórios – para outras unidades prisionais. A juíza deu um prazo de 30 dias, sob pena de multa de R$ 1 mil por dia.
A decisão foi baseada no pedido feito pelo Ministério Público (MP) nesta segunda-feira (14). O documento do MP, que inclui laudos da Vigilância Sanitária, afirma que a cadeia não tem condições de higiene e nem oferece a segurança necessária. Segundo o relatório, o local é foco de doenças e, segundo psicólogos consultados pela promotoria, os presos apresentam alterações psicológicas.
O espaço foi projetado para abrigar 35 pessoas está atualmente com mais de 170 presos. A última fuga foi registrada no dia 21 de março, quando 20 detentos escaparam da cadeia. Segundo os policiais, a fuga em massa foi praticada durante o horário de visita.
O Governo do Paraná ainda não foi notificado oficialmente. Assim que isso for feito, começará a contagem do prazo de 15 dias para apresentação de defesa.De acordo com o diretor regional do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), responsável pela coordenação de oito cadeias no oeste do estado, Ary Batista da Silva, todas as unidades estão superlotadas. "Não temos para onde mandar estes presos.”