Pai é preso após deixar bebê trancado dentro de carro no Paraná

Um homem de 42 anos foi preso após deixar o filho dele, um bebê de aproximadamente seis meses, trancado dentro do carro da família enquanto  passeava com outros dois filhos no Lago Igapó em Londrina, na região norte doParaná, no início da noite de sexta-feira (21). Segundo o Conselho Tutelar, pessoas que passaram próximo ao local onde estava o carro ouviram o choro da criança e, ao verem que ela estava sozinha, chamaram a Polícia Militar (PM). O bebê foi resgatado após um dos vidros do veículo ser quebrado pela polícia.
À polícia, o pai da criança disse que deixou o bebê dentro do carro porque ele estava dormindo. Disse ainda que deixou aberto um dos vidros para que houvesse ventilação dentro do automóvel.
Pessoas que chamaram a polícia e acompanharam o caso afirmam que o bebê ficou trancado por mais de 40 minutos. “A moça que estacionou o carro ao lado do dele já estava há mais de 20 minutos esperando pelo pai ou pela mãe da criança, mas ninguém apareceu. Além disso, os policiais ficaram com a gente por mais 20 minutos e nada. Depois desse tempo, o pai apareceu com uma tranquilidade danada”, conta a dona de casa Cristina dos Santos.
Depois de ir até o local e analisar a situação, os conselheiros tutelares decidiram por liberar as três crianças para os cuidados da mãe. O pai foi levado para a delegacia e, depois de pagar fiança, foi liberado. Ele deve responder pelo crime de abandono de incapaz e, se condenado, pode pegar uma pena alternativa que deve durar pelo período de até três anos.Conforme a conselheira tutelar Maria Inês Gomes os pais nunca devem deixar crianças de 0 a 12 anos sozinhas, em hipótese alguma ou em qualquer lugar. “Nessa idade as crianças estão expostas a situações de risco e não há justificativa para deixá-las sozinha”, destaca a conselheira. “Criança não tem noção do perigo, pode se apavorar a qualquer momento e ser vítima de qualquer tipo de acidente”, acrescenta Maria Inês.
Para denúncias casos de abandono ou outras situações de violência contra criança, a população pode ligar para o Conselho Tutelar no número125.