'Não gostava da amizade deles', diz padrasto de garoto morto por colegas

Segundo a polícia, a vítima brincava rotineiramente com os suspeitos do crime. (Foto: Arquivo pessoal)Corpo de Matheus foi encontrado em um córrego
na zona rural de Paiçandu. (Foto: Arquivo pessoal)
A família do menino Matheus Henrique Iwamura, de 9 anos, morto por um rapaz de 19 anos e dois adolescentes, de 17 e 13 anos, em Paiçandu, na região norte doParaná, está inconformada e ainda não entende porque o crime aconteceu. O padrasto de Matheus, Paulo de Oliveira Cândido, diz que a criança acreditava que os três rapazes eram amigos e frequentava a casa deles diariamente. “Eu não gostava da amizade que existia entre o Matheus e esses meninos. Mas ele vivia na casa deles”, lembra Cândido.
De acordo com o padrasto, os três rapazes nunca conversaram com a família para falar que ele estava incomodando ou atrapalhando alguma atividade do trio. “A gente nunca ouviu qualquer reclamação. É isso que nos deixa mais revoltados”, declara Paulo Cândido.

Matheus estava desaparecido desde a tarde de quarta-feira (19). Conforme a mãe do menino, ele estava brincando em frente a casa da família quando não foi mais visto. Na tarde de quinta-feira (20), por volta das 16h30, a Polícia Civil localizou o corpo da criança em um riacho localizado no bairro Jardim Bela Vista II, local onde ele morava. Um jovem de 19 anos foi preso e dois adolescentes, de 17 e 13 anos, foram apreendidos em flagrante após confessarem o crime.
Segundo o escrivão da Polícia Civil Luciano Cardoso Batista, o adolescente de 17 anos confessou, durante depoimento, que após ter matado o menino ajudou a procurá-lo no dia que ele desapareceu, na quarta-feira (19). “Ele alega que fez isso para tentar desviar as investigações e levar o pessoal que fazia as buscas para um local distante de onde o corpo estava. Mas começamos a conversar com os moradores e descobrimos toda a história”, afirma Batista.
Já na delegacia, esse mesmo adolescente disse que o crime não foi planejado. Conforme a Polícia Civil, a decisão de matar a criança foi feita durante um momento de raiva e nervosismo.  “O rapaz de 19 anos sentiu as dores do amigo e os três decidiram, na mesma hora e sem pensar nas consequências, que iam matá-lo. O crime foi de uma frieza que até então eu nunca tinha visto”, analisa o escrivão Luciano Cardoso Batista.
Os três suspeitos foram levados para o 9° Distrito Policial de Maringá e o rapaz de 19 anos vai responder pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, corrupção de menores e ocultação de cadáver. O destino dos adolescentes será decidido na tarde desta sexta-feira (21) durante uma audiência com a promotoria da Infância e Juventude.
Velório e sepultamento
O corpo de Matheus está sendo velado na capela do Prever, em Paiçandu, e será sepultado às 19h desta sexta-feira, no Cemitério Municipal.