Esperança é a última que morre', diz amigo de piloto desaparecido

Daniel Martins desapareceu após decolar com aeronave no Pará (Foto: Arquivo pessoal)Amigo diz que Daniel queria comprar propriedades na
região entre o Pará e o Mato Grosso (Foto: Arquivo pessoal)
“Estamos todos apreensivos e aguardamos o desfecho disso. Nossa esperança, dos amigos e da família, é de que ele tenha pousado em alguma pista alternativa no meio da floresta amazônica ou que tenha acionado o paraquedas do avião e não saiba onde está. A esperança é a última que morre”, disse o amigo do piloto deTelêmaco Borba, na região dos Campos Gerais do Paraná, João Alberto Pucci. Daniel Martins, de 55 anos, está desaparecido desde quarta-feira (19), após ter saído de Novo Progresso (PA) pilotando um monomotor. Ele seguiria paraRondonópolis (MT) e depois retornaria ao Paraná.
Daniel mora em Telêmaco Borba e, segundo o amigo, viajou para o Pará onde compraria propriedades na região. Em dois meses,o piloto fez esse trajeto no comando da aeronave três vezes. João Alberto, que também é piloto e proprietário da aeronave junto com Daniel, revelou ao G1 que o amigo pilotava há cerca de oito anos e era experiente. Além de piloto, ele atua como diretor-geral de um hospital de Telêmaco Borba.
João Alberto diz não acreditar na possibilidade de que tenha ocorrido alguma falha mecânica na aeronave, que passou por uma revisão recentemente. “O monomotor é supermoderno, é uma aeronave com um paraquedas que, quando acionado é capaz de segurar a aeronave inteira, o avião tem localizador também. Nós acreditamos que ele tenha entrado em alguma tempestade. O tempo não estava muito bom na região no dia que ele saiu de lá”, revelou o amigo.
João Alberto contou que ele e o amigo pilotavam por hobbie e costumavam voar apenas na região dos Campos Gerais do Paraná. "Antes dessas viagens ao Pará, essa aeronave nunca havia saído da região dos Campos Gerais", contou.
A previsão era de que o piloto chegasse em Telêmaco Borba até as 17h de quarta-feira, o que não ocorreu, conforme o amigo. Ele estava sozinho, segundo João Alberto.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que uma equipe faz buscas pelo avião monomotor em uma região entre o Pará e Mato Grosso. "A bordo da aeronave da FAB está uma equipe do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação, de Campo Grande, especializado em busca e salvamento", informou a FAB, por meio da assessoria de imprensa. Segundo a FAB, são adotados procedimentos técnicos para a busca. São delimitados quadrados de varredura por áreas.
Amigo mostrou foto de aeronave em que colega estava (Foto: Arquivo pessoal)Amigo mostrou foto de aeronave em que colega estava (Foto: Arquivo pessoal)